domingo, 9 de setembro de 2007

O evento tem de fazer a diferença!

Um velho ditado popular ressalta: “falar é fácil, difícil é fazer”. E quando nós, especialistas em comunicação e marketing, falamos sobre eventos, utilizamos uma variação desse ditado, e afirmamos: “fazer é fácil, difícil é pensar”.

Sim, porque é no pensar o evento que está toda a diferença entre o seu sucesso ou fracasso. Pensar está diretamente ligado à estratégia, enquanto fazer é tático. E, convenhamos, fazer hoje é muito fácil, com tudo que a tecnologia nos oferece: luzes, sons, odores, parafernálias eletrônicas, tudo enfim que pode tornar quaisquer manifestações públicas um verdadeiro conto de fadas hollywoodiano.

Os eventos devem ser considerados como instrumentos estratégicos da comunicação, cuja finalidade precípua é abrir e reforçar os relacionamentos entre a empresa e os diversos públicos de seu interesse, de modo a alcançar a adesão desses públicos para sua marca institucional e as marcas de seus produtos e serviços, de modo a obter sua fidelidade. Cada vez mais, os eventos são atividades fundamentais para o sucesso dos negócios das empresas.

No caso de eventos corporativos, pode-se classificá-los como institucional e promocional. Geralmente os eventos institucionais têm o objetivo de agregar valor à imagem de marca e conceito da empresa no mercado. No caso de um evento promocional, o objetivo final é estimular a venda, apresentar produtos e serviços aos públicos formadores de opinião e, principalmente, à imprensa.

São diferentes tipos de eventos, dirigidos aos mais diversos públicos: de uma reunião com poucas pessoas a um show presenteando a comunidade; de uma confraternização de final de ano, envolvendo colaboradores e seus familiares, a uma grande comemoração de um ano de sucesso junto aos clientes; de uma exposição interna de desenhos feitos por filhos de colaboradores, a uma participação destacada numa grande feira internacional.



Eventos trazem resultados efetivos aos negócios

Sem dúvida, numa visão atual, quaisquer ações de comunicação desenvolvidas pelas empresas devem contribuir para a geração de lucros. Quando bem concebidos, planejados e executados – e não quando utilizados apenas como uma tática emergencial –, os eventos propiciam reações e resultados muito eficazes. Eles aproximam as pessoas, promovem o diálogo, mexem com as emoções, criam sentimentos, permitem a guarda de lembranças. É um dos mais ricos instrumentos de comunicação, pois reúne, ao mesmo tempo, a comunicação oral, escrita, visual e aproximativa. Entre outras vantagens, os eventos possibilitam:

· Estreitamento do relacionamento com todos os públicos estratégicos (stakeholders), gerando maior simpatia pela empresa como um todo e obtendo deles comportamentos favoráveis

· Mostrar produtos e serviços e sensibilizar/estimular os potenciais compradores

· Obter informações estratégicas sobre o mercado e a concorrência

· Atualização profissional e técnica, por meio da troca de experiência e obtenção de conhecimento atualizado

· Fortalecimento da imagem institucional

Perante o exposto, podemos concluir que os profissionais responsáveis pelas áreas de Marketing e Comunicação das organizações devem utilizar os eventos de modo cada vez mais estratégico, totalmente integrado ao mix, deixando de ser um instrumento, relegado equivocadamente, a um plano de menor importância.





Amauri Marchese é jornalista e profissional de Relações Públicas e Marketing, professor de Pós-Graduação da ESPM e consultor na área da Comunicação Empresarial (amaurimarchese@uol.com.br).

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